Sobre Ética e Psicanálise

A psicanálise pode sustentar uma ética para os tempos atuais? Maria Rita Kehl demonstra que pode. Mais do que isso, demonstra que, fora do saber psicanalítico, não há como pensar o individualismo exacerbado, a pornografia, a violência, a lógica cega do capital – enfim, não há como pensar os “valores” que orientam a sociedade de consumo. São valores não declarados, é verdade, mas são eles que alicerçam o comportamento do homem contemporâneo: o prazer narcisista, o acúmulo de dinheiro, a exclusão do outro.

É uma estranha contradição: nossos valores máximos são antivalores. Se entendermos o ethos como os parâmetos de conduta consolidados no campo dos costumes e se, de outro lado, lembrarmos que a ética lida com o bem da convivência, ou com o conviver-bem, veremos que o ethos do nosso tempo encerra em si uma antiética. Esse ethos não se orienta na direção do convívio com o outro; nele, a convivência não aparece como solução, mas como um problema a ser rapidamente eliminado. Somos refés de uma ética de não-convivência.

Em termos menos dramáticos, somos apenas modernos. A modernidade aposentou as autoridades encarregadas de decretar o que é certo e o que é errado, emancipou o homem das tiranias morais. Com isso, legou-nos a liberdade – e o desamparo. O sujeito moderno é livre para viver segundo seus desejos e desmaparado quando se trata de ser o juiz de si e levar em conta a existência do outro. É um sujeito dividido entre ter de gozar e ter de conviver.

Pobre sujeito moderno. Incumbido de governar a si próprio, não é mais do que desejo andante e desgovernado. Neurótico. Autor e vítima, ao mesmo tempo, do ethos antiético da sociedade de consumo. Pior: autor e vítima inconsciente.

A psicanálise não tem a solução. Apenas oferece, aos que aceitam o desafio de pensar sobre a alteridade, uma chave inicial. Ler este livro é aceitar um processo de análise ética em profundidade. É sempre difícil. É cada vez mais inadiável. É preciso coragem para começar.

Anúncios

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: