Impressão rápida: crise no Egito

Por melhor que seja pedir democracia e derrubar ditadores, receio que no Egito não acontecerá nada muito diferente da queda do Xá iraniano, décadas atrás: depois de um período breve, meio de caos, meio de oba oba, subirá ao poder um renque de aiatolás barbudos que decretará a familiar seqüência de medidas que começa pelo ensacamento de todas as mulheres (aliás, onde estão elas nas manifestações ditas democráticas? Até onde dá pra ver na TV, só tem cueca) e termina no aumento da tensão com Israel, talvez a níveis de eletrocussão. Enfim, o ano do Coelho está começando rápido demais… Talvez seja o ano do “lapin agile”…

Anúncios

2 Responses to Impressão rápida: crise no Egito

  1. Sra Urtigão says:

    Mas andei lendo por aí que existem fortes lideranças no Egito que poder-se-ia dizer laicas. Tenho dificuldades com políticas ( entre tantas outras dificuldades) até porque nunca entendi “democracia” o que percebo são tiranias mais ou menos duras. Sempre uma grande parcela do povo tem que se submeter às ordens de outra parcela e mesmo quando diz-se que há escolhas, estas são dependentes de fatores impostos como educação insuficiente, influencia das mídias, os tais poderes “simbólicos” e por aí vai.

    • Você tem sua razão quanto ao significado da democracia. O que questiono é a provável troca de uma tirania dura por outra mais dura ainda, mas cuja dureza se volte especialmente contra grupos mais frágeis, muito menos providos de voz e religiosamente “condenados” a suportá-la, ou seja, uma tirania cuja dureza seja tão insidiosa a ponto de servir-se da hipocrisia humana para não aparecer como tal, e assim receber o respaldo do massificado poder popular – tal justamente como acontece no Irã. Quanto às lideranças laicas, elas são aceitas agora, como em toda revolução, no esforço de manejar o aríete e derrubar os portões do poder que se quer derrubar. Depois, feito isto, não prevalecerão diante da evidente tendência dos povos daquela região (e não só) de consagrar líderes em função de seu carisma religioso.

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: