“Pessoa” (Rogério Marcus)

Anúncios

4 comentários sobre “Autopiedade

    1. Um pouco de cada, rs. Na verdade é mais pra refletir, com bom-humor na medida do possível, sobre quando nos sentimos com pena de nós mesmos, e sobre como isso normalmente significa um apelo mal-articulado para que outros cuidem da gente… Ou melhor, uma mostra do quanto, no fundo, desejamos isso, embora às vezes isso não aconteça porque nós mesmos não nos permitimos.

  1. A mente usa o sofrimento para enriquecer a si mesma
    A mente que está sofrendo torna-se, obviamente, insensível, pois o sofrimento é sua ocupação; a mente usa o sofrimento como meio de autoproteção. O meu filho morre, ou morre o meu marido, e fico só; não tenho quem me faça companhia, e sinto que a minha vida foi apagada. Então, continuo sofrendo, e a minha mente não está preocupada em ficar livre do sofrimento; de fato, faço do sofrimento outro meio de existência. A mente usa o sofrimento, como usa a alegria, para se enriquecer, porque a mente pensa que, sem estar ocupada, ela é pobre, ela é vazia, embotada. Essa mesma ocupação da mente cria sua própria destruição. O sofrimento não é coisa com a qual se deva ocupar, tampouco a alegria. A mente precisa compreender por que existe sofrimento, em vez de continuar ocupada com o sofrimento. A mente deseja segurança, esteja ela sofrendo ou feliz. Assim, o sofrimento torna-se um meio de segurança. O que estou dizendo não é uma coisa cruel, pois, se você pensar nisso, se você o investigar, perceberá como a mente prega peças em si mesma. Só a mente desocupada é inteligente, é sensível.

    The Collected Works vol VIII, pp 104-105

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.