Não existe o silêncio

Como disse minha amiga, não existe o silêncio, e, igualmente insone, contemplo algumas de suas negações atrozes tão comuns na megalópole. Poucos minutos depois de ser aturdido pelos atravancos frenéticos da caçamba do caminhão-lixeiro (o que terá ficado preso entre suas mandíbulas de aço?), ouço próximo o varrer de uma sirene, e logo depois, outra. Serão viaturas que correm a atender uma ocorrência? Serão ambulâncias a tentar salvar a vida de alguém? Hoje é dia propício a vidas em risco, noite de calor, pessoas em profusão enchendo a cara e depois barbarizando as avenidas. Depois que passaram, ficaram apenas os sons mais sutis, assíduos companheiros da noite no milésimo andar: o cicio de pneus no asfalto, o zunir do maquinário de um hospital próximo, de finalidade que ignoro mas certamente essencial, pois há anos jamais cessa… e o ronco sonolento de minha gata, que, em sua poltrona favorita, dorme. Quisera saber fazer o mesmo com tanta desenvoltura… E a culpa nem é do silêncio que não existe. É de minha insistência em esperar que ele se manifeste de modo absoluto. Não existe o absoluto. E fiquei tão feliz de chegar a esta conclusão, ainda que ela não mude minha vida, que pode ser até que eu durma… Quem sabe?

One Response to Não existe o silêncio

  1. Urtigão says:

    Quando jovem, com muito por fazer, o sono atrapalhava. Houve tempo, depois, quando começou a escassear, que a falta dele me permitia trabalhar sem tanto sofrimento. Depois passei a gostar da sensação de solitude que me proporcionavam as noites sem sono. Eu que sempre vivi com casa cheia, precisava disso. E agora, pela primeira vez com todo o tempo quase para mim, acostumando-me ainda a essa novidade, perco-me um pouco, buscando formas de tornar intensa essa experiência. Ler, que eu tanto gostava, tornou-se tarefa difícil aos olhos cansados e as lentes não cumprem o papel desejado. Ou porque, como você bem disse certa vez, não há muito que se ler, não apetece como outrora.
    Abraço.

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

