Lindo filme: C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor

Filme maravilhoso… Trilha sonora fantástica.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
C.R.A.Z.Y.
C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor (BR)
 Canadá
2005 •  cor •  127 min
Produção
Direção Jean-Marc Vallée
Roteiro François Boulay
Jean-Marc Vallée
Elenco original Michel Côté
Marc-André Grondin
Danielle Proulx
Género drama
Idioma original francês
IMDb: (inglês)(português)
Projeto CinemaPortal Cinema

C.R.A.Z.Y. é um filmecanadense falado em francês de 2005 rodado em Quebec. Ele conta a história de Zac, um jovem lidando com seus emergentes sentimentos homossexuais enquanto cresce com quatro irmãos e um pai conservador no Quebec dos anos de 1960/1970. O filme foi dirigido e co-escrito com François Boulay por Jean-Marc Vallée. O título deriva da junção da primeira letra dos nomes dos cinco irmãos: Christian, Raymond, Antoine, Zachary e Yvan, e também se refere ao amor duradoudo do pai pela clássica canção de Patsy Cline, “Crazy“.

Sinopse

Zachary Beaulieu (Marc-André Grondin) cresce no turbulento Quebec dos anos de 1960/1970. Sendo o segundo filho mais novo de um pai com “mais do que o nível normal de hormônios masculinos” e criado entre outros quatro irmãos, Zac luta para definir sua própria identidade e lida com o conflito entre sua emergente sexualidade e seu intenso desejo de agradar a seu rigoroso, temperamental e conservador pai, que seria considerado como homofóbico até nos dias de hoje. Um dos temas do filme é a minguante influência da Igreja Católica na sociedade de Quebec durante a Revolução Tranqüila.

Produção

Música do período é um elemento importante do filme, e uma porção considerável de seu orçamento foi gasta adquirindo direitos para músicas de Patsy Cline, Pink Floyd, Rolling Stones assim como “Space Oddity” de David Bowie, e muitos outros.[1]

A música Emmenez Moi de Charles Aznavour é repetida várias vezes no filme, geralmente cantada pelo pai. Ele também canta outra música de Aznavour, Hier Encore, como parte das comemorações do 20º aniversário de Zac.

Exibição

O filme estreou em Quebec em 27 de Maio de 2005. Sua duração é de 127 minutos e sua classificação (de acordo com o sistema de classificação de filmes de Quebec) era para 13 anos ou acima.

Bilheteria e prêmios

C.R.A.Z.Y. foi um sucesso de bilheteria para os padrões do relativamente pequeno mercado de Quebec, arrecadando CAD$ 6,2 milhões. Foi bem recebido pela crítica.

No 26º prêmio Genie para filmes canadenses, ganhou 11 dos 13 prêmios, e ganhou vários prêmios no Prix Jutra para filmes de Quebec. Ganhou prêmios em vários festivais internacionais de filmes. Foi também selecionado como candidato do Canadá para o Oscar de melhor filme estrangeiro no Oscar 2006, mas não foi um dos filmes indicados.

Lista de prêmios

  • Maine International Film Festival, 2007: Ganhador, Prêmio de Favorito do Público.
  • Prix Jutra, 2006: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Cinematografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Maquiagem, Melhor Penteado, Maior Sucesso de Bilheteria, Filme Mais Ilustre fora de Quebec
  • Prêmio Genie, 2006: Best Motion Picture, Achievement in Art Direction/Production Design, Achievement in Costume Design, Achievement in Direction, Achievement in Editing, Performance by an Actor in a Leading Role, Performance by an Actress in a Supporting Role, Achievement in Sound Editing, Roteiro Original
  • Toronto International Film Festival, 2005: Toronto – City Award for Best Canadian Feature Film
  • Gijon international film festival (Spain), 2005: Prêmio do júri jovem (melhor filme), melhor diretor (Jean-Marc Vallée), melhor script (François Boulay), melhor direção artística (Patrice Bricault-Vermette)
  • Atlantic Film Festival, 2005: Best Canadian Feature
  • AFI Fest (Los Angeles), 2005: Prêmio do Público – Melhor Filme
  • Festival de Filme de Marrakech (Marrocos), 2005: Prêmio do Júri
  • Festival de Filme de Veneza (Itália), 2005: aceito

Elenco

Curiosidades

  • O nome do filme é formado pelas iniciais dos cinco filhos, na ordem do mais velho ao mais novo: Christian, Raymond, Antoine, Zachary e Yvan

Ver também

Referências

Anúncios

One Response to Lindo filme: C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor

  1. Obrigado pela dica! Depois te conto o que achei do filme. Abs

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: