Paradoxo de Epicuro

Também conhecido como “problema do mal”, esse raciocínio simplesmente elimina a possibilidade de sustentar certas crenças. Gente até bem-intencionada já produziu muito papo furado ao longo de séculos, tentando refutar este raciocínio, mas de Guernica a Auschwitz, de Ruanda ao Haiti, da Síria ao Afeganistão, o interminável suplício de inocentes estabelece dolorosamente: nao tem ninguém lá. Ou tem alguém que não está nem aí, o que eu acho até pior. Ou alguém que acha tudo isso o máximo (pior ainda). Prefiro conviver com o vazio e com a realidade de que estamos por conta própria. E se você é dos que acham que Ele atende sua oração pra trocar de carro ou sarar da gastrite mas não atende a das crianças que morreram de inanição durante o cerco de Alepo, poupe seus dedos. Você não vai conseguir me convencer de coisa tão abominável. 

Anúncios

3 Responses to Paradoxo de Epicuro

  1. Dalva says:

    Deus deu a liberdade de escolher entre o bem e o mal. E de pedir ou não pedir. Mas respeito muitas das observações pois não sou entendida do assunto (e acho que ninguém o é totalmente). Assim, ou você acredita ou não. Ou tem fé, ou não. O que é certo é que todos os males na verdade, nas questões de guerras ou não, são na maioria causada pelos maus. O que não acredito é que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. É muita presunção.

    • Esta é a questão. Dar a liberdade de escolher o mal e não fazer nada para proteger quem escolheu o bem de quem escolheu o mal significa não ser bom.

      • Dalva says:

        Às vezes não conseguimos ver a proteção. Mas analisando detalhadamente, ela existe sim. Mas realmente é um assunto muito complexo para uma conclusão perfeita.

Há espaço para comentários, que só são publicados após dupla moderação, automática e manual. Mensagens ofensivas ou sectárias serão eliminadas automaticamente pelo software, e provavelmente ninguém jamais as lerá, por isso o tempo de escrevê-las é perdido desde o início.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: